Branca de Neve e os sete anões
Planejamento de aula para crianças pequenas, trabalhando os seguintes campos de experiências:
(X) Eu, outros e nós – EO
(X) Escuta, fala, pensamento e imaginação – EF
(X) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – ET
Objeto de conhecimento - conteúdos ou temática de trabalho pedagógico:
1- Trabalhar conceitos de interação e convivência social.
2- Desenvolver noções de respeito à diversidade e a empatia
3-Identificar os personagens da Branca de Neve e os sete anões e suas características físicas e emocionais.
Objetivos da aula:
1- Construir, com as crianças, noções de grandeza (tamanho, altura, etc) e relacionar os números às quantidades.
2- Desenvolver a criatividade, imaginação, emoções e sentimentos, percebendo como são as características emocionais dos anões.
Objetivos de aprendizagem/ habilidades, conforme a BNCC:
1-(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
2-(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
3-(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
4- (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
5-(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
6-(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
7-(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.
Desenvolvimento da aula:
1- Iniciar a aula com um “ Bom dia” e perguntar às crianças:
- Eu gostaria de saber quem já ouviu falar da Branca de Neve e os sete Anões?
- Vocês sabem que os anões são pessoas bem pequenas’’?
2- Convidar as crianças para ver o vídeo sobre a história (parte da Branca de Neve na casa dos Anões e eles voltando).
3- Interagir com as crianças, indagando sobre a percepção delas sobre diferenças, tamanhos, quantidades de anões.
4- Mostrar a canção dos anões, e pedir que ouçam e cantem.
5- Perguntar às crianças:
- Quantos amigos Branca de Neve tem?
- Como são? Quais são os nomes deles?
- Eles trabalhavam? Qual era a profissão?
- Como é o tamanho deles?
-E a casa deles, como eram os móveis?
6- Confeccionar os chapéus dos anões com TNT colorido. Pedir que elas escolham qual dos anões eles querem se caracterizar.
7- Contornar o corpo dos anões no papel A3 e pedir que as crianças façam os chapéus dos Anões de TNT.
8- Para encerrar, a professora se veste de Branca de Neve e convida as crianças para cantar e dançar a música “Eu vou, eu vou”. E depois, fazer um lanche coletivo.
Planejamento realizado por Anelize Menezes, orientado pela profª Sônia Vieira (EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Curso Normal. Porto Alegre, junho de 2022).
Nenhum comentário:
Postar um comentário